segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Felicidade

Bem,

A vida dá voltas e voltas, que nós nunca imaginamos que elas acontecem. Ainda ontem pensava uma coisa, hoje penso de forma totalmente diferente.

É espantoso como as pessoas nos enganam. Por vezes não nos enganam. Nós é que não queremos ver. E pensamos "tudo vai mudar e no futuro tudo vai ser diferente". Mas não.

Acho que assim que tomamos uma posição, devemos seguir o resto da vida com ela. E se estamos errados, aí pedir desculpa e tomar outro rumo.

Sejamos felizes. É difícil ser feliz no nosso mundo completamente consumista e que vive de aparências. Só querem marcas, marcas e não ligam ao conteúdo. As pessoas também acabam por ser assim umas para as outras. Se há um homem lindo de morrer, todas o querem, mesmo que seja um homem "sem cérebro" e sem vontade própria. Mas as pessoas são capazes de suportar coisas, só para mostrarem e dizerem que têm um homem "bonito".

Tive a oportunidade de ler alguns autores sobre o consumo moderno, ou melhor, hipermoderno. De acordo com Lipovetsky, o consumo hoje em dia é maioritariamente hedonista (Felicidade Paradoxal). Ou seja, eu compro apenas para meu bel-prazer. Eu continuo a achar que o consumo é cada vez mais, como hei-de dizer, eu compro para mostrar ao meu vizinho que consigo comprar. Porque é que eu compro Audi? Há muita gente que compra Audi, mesmo que esteja podre, apenas para dizer "eu tenho um Audi". E isto é o seu bel-prazer?

Peço desculpa se estou a ser ignorante ou se me está a falhar algum detalhe, mas se souberem qual, podem me corrigir para aprender algo mais.

Gosto de aprender, gosto de estar em harmonia com o que se passa actualmente. Mas isso é felicidade? Talvez sim, talvez não. Fartei-me de pensar em Futuro, agora vamos disfrutar o presente e o amanhã que apareça.

Enquanto pensei em Futuro fui infeliz.

Quero ser feliz.

Quero pensar no presente.

1 comentário:

Sofia Mais Feliz disse...

a menina tem andado a estudar, esta visto.

sim, a sociedade, no geral, tem atitudes lamentaveis...

temos de aprender a conviver com ela, sem perder a nossa essência.

Querida amiga, Carpe Diem!!

beijinho, espero que esteja tudo a rolar desse lado :)