Porque é que as empresas apostam no Marketing de Eventos? Será assim tão importante para as empresas? De acordo com o estudo EventView2009, os eventos fortalecem as relações entre consumidores e marcas. Podemos definir esta função como "Planning, arrangement, realization and port processing of events by a comercial organizations in order to achieve marketing objectives" (MAU, et al., 2006). Nesta definição está implícito que seja uma organização exterior à própria empresa a proceder à organização de um evento, mas também pode haver empresas que organizam os seus próprios eventos.
Podem ser conferências, palestras, lançamentos de produto, eventos de responsabilidade social, e tantos outros.
Podem ser conferências, palestras, lançamentos de produto, eventos de responsabilidade social, e tantos outros.
Neste vídeo temos o exemplo do lançamento de um relógio (Square) e podemos ver que os consumidores ficam bastante satisfeitos com o mesmo. É por isto que as empresas apostam fortemente neste tipo de eventos: o contacto pessoal com os consumidores fortalece e aprofunda o relacionamento com os mesmos, tornando a relação mais sólida e duradoura (SAGET, 2006).
Com isto, é preciso ter alguns cuidados quando se organiza um evento. De acordo com Allison Saget (2006), estes devem estar integrados no programa de marketing, devem proporcionar uma diferenciação da marca, do produto ou serviço e devem sempre atingir dois objectivos "extend the brand and shorten the sales cycle".
Ainda assim, os eventos têm um papel crucial no Marketing Mix de determinada marca. Eles trazem um enorme retorno no investimento e trazem grandes benefícios para a empresa (eventmarketing). Mas a empresa tem de compreender muito bem primeiro a sua força de vendas e os objectivos de negócio para poder "arrancar" com a organização de determinado evento, seja ele de que natureza for (eventblt).
Allison Saget (2006) considera estes eventos como um fórum "one-on-one" que permitem as empresas entrar no mercado, construir uma marca forte e, com isto, receber feedback dos consumidores criando também relações fortes.
Bibliografia:
SAGET, Alisson, The Event Marketing Handbook: Beyond Logistics and Planning, Kaplan Publishing, 2006
MAU, Gunnar, WEIHE, Kerstin, SILBERER, Günter, Attitudinal Effects of Event-Marketing and Event-Sponsorship: A Comparison, 2006
Sites:
Brand Week
EventBLT
Event Marketing Institute
Com isto, é preciso ter alguns cuidados quando se organiza um evento. De acordo com Allison Saget (2006), estes devem estar integrados no programa de marketing, devem proporcionar uma diferenciação da marca, do produto ou serviço e devem sempre atingir dois objectivos "extend the brand and shorten the sales cycle".
Ainda assim, os eventos têm um papel crucial no Marketing Mix de determinada marca. Eles trazem um enorme retorno no investimento e trazem grandes benefícios para a empresa (eventmarketing). Mas a empresa tem de compreender muito bem primeiro a sua força de vendas e os objectivos de negócio para poder "arrancar" com a organização de determinado evento, seja ele de que natureza for (eventblt).
Allison Saget (2006) considera estes eventos como um fórum "one-on-one" que permitem as empresas entrar no mercado, construir uma marca forte e, com isto, receber feedback dos consumidores criando também relações fortes.
Bibliografia:
SAGET, Alisson, The Event Marketing Handbook: Beyond Logistics and Planning, Kaplan Publishing, 2006
MAU, Gunnar, WEIHE, Kerstin, SILBERER, Günter, Attitudinal Effects of Event-Marketing and Event-Sponsorship: A Comparison, 2006
Sites:
Brand Week
EventBLT
Event Marketing Institute
Sem comentários:
Enviar um comentário