"GET OFF YOUR ASS AND JOIN THE REVOLUTION"
by Richard Laermer & Mark Simmons
by Richard Laermer & Mark Simmons
Quem é que gosta de estar em casa, a assistir a um programa e não resistir em fazer zapping durante o intervalo? De facto as campanhas tradicionais de marketing são ainda muito tradicionais e estão a cair em desuso (Laermer, 2007). Para ambos os autores, o Punk Marketing é "a new form of marketing that rejects the status quo and recognize the shift in power from corporation to consumer" (punkmarketing), ou seja, o poder do marketing já não está mais nas mãos das marcas/empresas, mas sim dos seus próprios consumidores. Podemos pensar, por exemplo, os anúncios criados pelos consumidores via Youtube ou blogs (Jana, 2007). Mas, para que isto aconteça, as empresas têm de ser cada vez mais radicais, diferenciadas, mais punk nas suas campanhas de forma a prender o consumidor e, estimulando assim, o "word-of-mouth".
Considerei este anúncio punk na medida em que coloca uma questão e deixa-nos a pensar sobre ela. De facto, para os autores do Punk Marketing, um anúncio punk tem mesmo de deixar os consumidores a pensar sobre o mesmo. Ao deixar que os consumidores pensem sobre isso, vai originar então uma corrente de ideias, ou seja, os consumidores vão acabar por falar desse anúncio/marca nos seus blogues, sites, etc.
Com isto, achei pertinente colocar os 14 princípios evocados pelos autores do livro "Punk Marketing":
Através dos 14 princípios do Manifesto punk podemos chegar à conclusão que existe apenas um objectivo: provocar novas atitudes e novos comportamentos em relação a determinada marca/empresa/produto, desafiar aquilo que é novo, não conhecido e chocar os próprios consumidores. Não é apenas a Publicidade que serve de base para esta ferramenta, poderão ser tantas outras que estimulem o "passa palavra" e, para isso, é preciso mudar atitudes ou comportamentos dos consumidores. Como? Chocando, deixando uma questão no ar, chamando a atenção dos consumidores que algo não está bem. Assim, posso acrescentar que o anúncio punk favorito de Mark Simmons é um outdoor que ele viu em Austrália, com um anúncio de bifes que dizia "Buy More Beefs, You Bastards" (Jana, 2007).
Com isto, podemos verificar que o Punk Marketing traz a vantagem de ser diferente, romper com o tradicional, colocando os consumidores a pensar e a falar sobre determinada marca, mas traz a desvantagem de que, se um anúncio não for bem sucedido, este vai originar uma corrente de opiniões negativas sobre essa marca e, aí, a marca terá de intervir para colmatar essas falhas (sendo então mais um gasto a nível financeiro para a empresa).
Sites:
PunkMarketing
Artigos EBSCO:
Considerei este anúncio punk na medida em que coloca uma questão e deixa-nos a pensar sobre ela. De facto, para os autores do Punk Marketing, um anúncio punk tem mesmo de deixar os consumidores a pensar sobre o mesmo. Ao deixar que os consumidores pensem sobre isso, vai originar então uma corrente de ideias, ou seja, os consumidores vão acabar por falar desse anúncio/marca nos seus blogues, sites, etc.
Com isto, achei pertinente colocar os 14 princípios evocados pelos autores do livro "Punk Marketing":
Através dos 14 princípios do Manifesto punk podemos chegar à conclusão que existe apenas um objectivo: provocar novas atitudes e novos comportamentos em relação a determinada marca/empresa/produto, desafiar aquilo que é novo, não conhecido e chocar os próprios consumidores. Não é apenas a Publicidade que serve de base para esta ferramenta, poderão ser tantas outras que estimulem o "passa palavra" e, para isso, é preciso mudar atitudes ou comportamentos dos consumidores. Como? Chocando, deixando uma questão no ar, chamando a atenção dos consumidores que algo não está bem. Assim, posso acrescentar que o anúncio punk favorito de Mark Simmons é um outdoor que ele viu em Austrália, com um anúncio de bifes que dizia "Buy More Beefs, You Bastards" (Jana, 2007).
Com isto, podemos verificar que o Punk Marketing traz a vantagem de ser diferente, romper com o tradicional, colocando os consumidores a pensar e a falar sobre determinada marca, mas traz a desvantagem de que, se um anúncio não for bem sucedido, este vai originar uma corrente de opiniões negativas sobre essa marca e, aí, a marca terá de intervir para colmatar essas falhas (sendo então mais um gasto a nível financeiro para a empresa).
Sites:
PunkMarketing
Artigos EBSCO:
- JANA, Reena, Rebels with a marketing cause, Business Week Online, 08/03/2007
- KINSEY, Matt, Punk comes full circle as good way to move product, Advertising Age, Vol.18, 23/04/2007
- LAERMER, Richardson, Punk Marketing, Sales&Marketing Management, Vol.159, Abril 2007.
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