terça-feira, 31 de março de 2009

Marketing Viral

Vejamos o seguinte vídeo:



Aqui podemos ver que o Marketing Viral consiste na recomendação de determinado produto a outra pessoa, ou seja, é uma "publicidade de boca em boca" (Richardson e Domingos, 2002). De acordo com Jure Lesovec, et al. (2007), "viral marketing exploits existing social networks by encouraging customers to share product information with their friends". Sabemos que, à partida, quando alguém da nossa rede social nos aconselha algum produto, criamos uma expectativa nesse produto por confiarmos mais na nossa rede social do que na marca em si (Richardson e Domingos, 2002).

A publicidade tradicional está
a perder a sua força de influência junto dos consumidores e é por isso que as marcas têm de inovar e optar por outros caminhos para conseguir, por um lado, mais consumidores e, por outro, fidelizar os já existentes (Lusevec et al, 2007). Com o Marketing Viral, as empresas já podem chegar junto de muitos mais consumidores enviando, por exemplo, uma mensagem por e-mail aos clientes que já estão na sua base de dados e, se a mensagem for apelativa, esses clientes irão reenviar a mensagem aos seus amigos e assim sucessivamente. Temos o exemplo real do Hotmail. De acordo com Richardson e Domingos (2002), "(..) the Hotmail free service, which grew from zero 12 million users in 18 months on a miniscule advertising budget, thanks to the inclusion of a promitional message with the service's URL in every email sent using it". A imagem seguinte pode ilustrar este exemplo:


É claro que este esquema funciona quando a mensagem desperta atenção por parte daquele que recepciona a mesma, caso contrario, a mensagem não será reenviada e, como consequência, não dará origem ao tão esperado "word-of-mouth". Ou então, a mensagem pode estar a ser enviada a grupos que não sejam o alvo pretendido para a campanha ou ainda, ser considerada uma mensagem de SPAM, por isso, é preciso ter muito cuidado na elaboração do e-mail para que este suscite interesse. Mas, mesmo assim, o Marketing Viral apresenta várias vantagens: o aumento da popularidade do site; de não ter um custo muito elevado e, por conseguinte, trazer um óptimo retorno no investimento, uma vez que chega a um grande número de consumidores (aumentando assim a credibilidade) (witiger).



Mais um exemplo de uma campanha de Marketing Viral da marca DOVE que através deste anúncio na net conseguiu 8,668,568 visitas até ao momento.

Além do "passa palavra", podemos ter como exemplo desta ferramenta,
o facto das marcas criarem uma página em sites de redes sociais (facebook, Hi5,...) para criarem também a sua rede social. A Fanta também já tem a sua conta no Hi5 para fortalecer os laços com os actuais consumidores e também poder atrair novos consumidores.







Bibliografia:
RICHARDSON, Mathew, DOMINGOS, Pedro, Mining Knowledge-Sharing Sites for Viral Marketing, International Conference on Knowledge Discovery and data Mining, 2002
LESOVEC, Jure, et al. The Dynamics of Viral Marketing, ACM Transactions on the Web (TWEB), 2007
Site:
Witiger

Sem comentários: