quinta-feira, 2 de abril de 2009

Search Engine Marketing

Actualmente, as empresas estão a apostar fortemente no Search Engine Marketing para aumentar o número de visitas ao seu site e, posteriormente, aumentar o ROI (Return on Investiment) da campanha. Mas o que é isso de Search Engine Marketing (SEM)?

Eu optei por traduzir por "marketing de motor de busca". Esta é uma ferramenta que consiste no aumento do número de visitas ao site e que adiciona, numa estratégia, uma optimização a nível do site das empresas (Search Engine Optimization/SEO) em conjunto com publicidade (pay per click/pay per lead). E porquê apostar nos motores de busca? De acordo com o décimo "User Survey" pela Georgia Tech University, os motores de busca são utilizados por 85% dos utilizadores da Internet e, por isso, a sua crescente importância como ferramenta no marketing (Xing e Lin, 2006).



Pudémos então assistir às diferenças entre resultados naturais e resultados pagos mas, mesmo assim, é importante salientar que, de acordo com um estudo do SEMPO (Search Engine Marketing Professional Organization) 70% dos utilizadores optam por resultados naturais (Xing e Ling, 2006).

É aqui que o SEO ("Optimização dos Motores de Busca") entra em acção nas empresas. E, de acordo com Bo Xing e Zhangxi Ling (2006) "SEO is the practice of optimizing web pages in a way that improves their ranking in the web search results, which are also known as natural or organic results because they are supposed to reflect relevancy in searchers' standard", ou seja, como 70% dos utilizadores optam por resultados naturais, existem agências especializadas em SEO para melhorar os seus sites de maneira a ser o primeiro a aparecer na lista de resultados. De acordo com Vanessa Voltoina (2008) o SEO deve ser o primeiro passo a adoptar numa estratégia de SEM. A autora dá o exemplo da revista de negócios feminina Pink que alterou todos os formatos de imagens no seu site (de imagens de texto para HTML) para que os motores de busca tenham acesso ao mesmo (os motores de busca não lêm imagens de texto).

No que diz respeito à parte de publicidade do SEM, o pay per click/ pay per lead, sabemos que as empresas estão dispostas a pagar cada "click" de cada cliente (a partir dos motores de busca) para acederem ao seu site. "Pay per click is an advertising system in wich advertisers specify an amount that they are willing to pay for a click to their web site" (Work,2008). Enquanto que no pay per click a empresa paga as visitas ao seu site (a partir do motor de busca), no pay per lead há um pagamento apenas se essa visita se traduzir numa compra (nas lojas online, por exemplo) (ZipSearch).

E qual a melhor forma forma de escolher o motor de busca? Empíricamente iríamos escolher o Google como melhor motor de busca para colocar o nosso anúncio. Mas, de acordo com Timothy Nobles (Director Search-Marketing no Dealerskins) "It's a global myth that Google rules the world. In major metropolitan areas, this may be the cause, but, in Middle America, it really starts to change" e acrescenta ainda que a maioria dos utilizadores escolhe o AOL, MSN e Yahoo! como motor de busca (no que diz respeito aos Links pagos). É por isso que é tão importante sabermos de onde vêm as nossas visitas ao site e optar pelas palavras chave correctas, tendo em conta o nosso público-alvo (Leman, 2008).
A desvantagem desta técnica será mesmo a de que os utilizadores preferem sempre os resultados naturais aos resultados pagos.

Bibliografia:
LEMAN, Jim, How to get Powerfull Results from Your Search-Engine Marketing, Ward's Dealer Business, Vol 42, Setembro 2008
VOLTOINA, Vanessa, Know the Difference betwen SEM and SEO. Folio: The Magazine for Magazine Management, Vol 37, Dezembro 2008
XIN, Bo, LIN, Zhangxi, The Impact of Search Engine Optimization on Online Adverting Market, ACM International Conference Proceeding Series, Vol. 156, 2006
WORK, Jerry, Scientific Search Engine Marketing, 2008
Sites:
ZipSearch

1 comentário:

Anónimo disse...

chama se a isto...

ter vagar

xD